Quase nove anos após invasão, exército dos EUA abandona o Iraque.

Os últimos soldados americanos abandonaram o Iraque no início da manhã deste domingo (18), colocando fim à retirada total do país que invadiram há cerca de nove anos. Em 20 de março de 2003, as forças norte-americanas penetraram massivamente no Iraque para destituir o antigo ditador Sadam Husein, posteriormente executado.

Permaneceram no Iraque apenas 157 soldados americanos encarregados de treinar as forças iraquianas e um contingente de fuzileiros navais para proteger a embaixada de Bagdá. O último comboio, composto por 110 veículos que transportavam 500 soldados, em sua maioria pertencentes à 3ª Brigada da 1ª Divisão de Cavalaria, atravessou a fronteira às 7h30 locais.Durante os últimos dias, o Exército americano entregou os prisioneiros que tinha em suas mãos às autoridades iraquianas, que na sexta-feira (16) passada, assumiram o controle da última base militar que permanecia em poder dos EUA. No último dia 15, encenou-se a retirada americana de maneira simbólica com o recolhimento da bandeira em cerimônia em Bagdá, da qual participou o secretário de Defesa deste país, Leon Panetta.

Há oito anos e nove meses, as tropas norte-americanas cruzaram a fronteira em sentido inverso, no que se chamou “Operação Liberdade Iraque”, que originaria a guerra mais polêmica da história dos Estados Unidos desde a do Vietnã, quase meio século atrás. Foi uma guerra que durante todos estes anos tirou a vida de 100 mil civis e de mais de 4.400 soldados americanos.

Saddam Hussein foi capturado em dezembro de 2003 e executado na forca três anos depois.

O encerramento se dá duas semanas antes do prazo programado no acordo de segurança assinado entre os governos dos EUA e do Iraque em 2008, que estipulava que as tropas estrangeiras deveriam deixar o país do Oriente Médio até o dia 31 de dezembro deste ano.

Veja Foto da Execução Ex-Ditador Iraquiano Saddam Hussein:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: