Ano de 2012 pode ser um dos dez mais quentes da história, diz instituto.

 

A temperatura média global pode ser 0,48 ºC maior em 2012, fato que colocaria o ano na lista dos dez mais quentes desde 1850 e que ultrapassaram a temperatura média global de 14ºC (medida de 1961 a 1990). As informações foram divulgadas nesta quarta-feira (4) pelo Serviço Nacional do Clima do Reino Unido.

A previsão, feita a partir de dados provisórios fornecidos no mês passado pela Universidade de East Anglia e pelo próprio serviço de meteorologia do país, aponta que em 2011 houve aumento de 0,36 ºC na temperatura, colocando o ano passado como o 11º mais quente da história.

“Em 2012 deve ser 0,48 ºC mais quente que a média de longo prazo (1961-1990), com uma margem de erro que vai de 0,34 ºC a 0,64 ºC”, informou o comunicado do Met Office.

“Em 2011, vimos uma forte atuação do (fenômeno climático) La Niña, que pode temporariamente resfriar a temperatura global. O La Niña voltou, mas embora não esteja tão forte quanto no início do ano passado, ainda são esperadas influências em 2012. Esperamos que este ano fique ligeiramente mais quente que no ano passado, mas não tão quente como em 2010”, afirma Adam Scaife, chefe do departamento de meteorologia do Met Office.

Ainda segundo o Serviço Nacional de Meteorologia do Reino Unido, a previsão da temperatura global da Terra ficou próxima ao número divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM), que apontou elevação de 0,41 graus acima da média.

A OMM lista 2010 como o ano mais quente já registrado e o período de 1998 a 2011 como os 12 anos com maior temperatura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: