Coordenação do PETI inicia atividades do ano letivo de 2012 em São Mamede

A Secretaria de Desenvolvimento Humano e Social de São Mamede iniciou na última segunda-feira (02/04/2012) as atividades do PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Instalados em uma sede totalmente reformada, ampliada e adaptada, os alunos foram recepcionados por uma equipe multiprofissional de monitores e coordenadores que serão responsáveis pelas atividades do programa durante o ano letivo de 2012.
À cerimônia marcaram presença a Secretária de Desenvolvimento Humano e Social de São Mamede, Fátima Alves, o Prefeito Constitucional Francisco das Chagas Lopes de Souza e 1º Dama Kilma Morais, Representantes do CREAS (Maria da Conceição Morais) e CRAS (Sylvia Rennatah) e Representante do Governo do Estado, Dra. Carmem Lúcia (Gerente de Proteção Especial de Média Complexidade) ligada a Secretária de Desenvolvimento Humano e Social do Estado da Paraíba.
As atividades foram iniciadas com uma palestra de orientação proferida pela Coordenadora do PETI em São Mamede, Gorete Medeiros, onde destacou-se a metodologia e normas de funcionamento do programa no Município:
– Atendimento a 200 crianças da zona urbana e rural;
– Funcionamento em 02 horários : Manhã (07:30 ás 10:30h) e Tarde (13:30 ás 16:00hs);
– Alimentação;
– Atividades desenvolvidas por Educadores Socias, Monitores de Esportes, Monitor de Dança e Teatro, Monitor de Artes;
– Freqüência;
– Critérios para permanência das crianças no programa, dentre outros.
Destacou ainda sobre as atividades sócio-educativas desenvolvidas pelo PETI São Mamede:
– Aulas de Dança;
– Aulas de Teatro;
– Aulas de Artes Manuais e Visuais;
– Atividades Esportivas (Handebol, Futsal, Vôlei);
– Elaboração de Projetos Sócio-Educativos (Drogas, Combate ao Trabalho Infantil, Coral, Gincanas Culturais, Oficinas para confecção de trabalho manuais);
– Oficinas de Geração de Renda com famílias de alunos beneficiados pelo programa, dentre outros.
A coordenadora ainda expôs o símbolo mundial contra o trabalho infantil, o cata-vento colorido, simbolizando o respeito à criança e à diversidade de raça e gênero; Suas cinco pontas representam todos os continentes, ao girar, elas inspiram a mobilização, a geração de energia capaz de mudar a situação de milhões de crianças exploradas como mão-de-obra em todo mundo. A coordenadora convocou a todos a participar da mobilização que será feita no dia 12 de Junho, Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil.
A Dra. Carmem Lúcia, representante do Governo do Estado da Paraíba, em sua saudação elogiou o PETI de São Mamede, que encontra-se dentro dos critérios estabelecidos pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome.
O Prefeito Constitucional, Dr. Chagas, destacou o prazer de estar entregando a reforma da estrutura física do prédio do PETI, reafirmando que a Gestão Executiva não mede esforços, dentro das suas possibilidades, para atender as solicitações desse programa tão importante para nossa cidade, e repetiu seu dito predileto: “Lugar de criança é na escola”.
O Prefeito fez a entrega simbólica do fardamento que a administração municipal disponibilizou para todas as crianças matriculadas no PETI em São Mamede.

Blog Revista São Mamede
Fotos: Aderlan Nóbrega 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: